APOIO

SS1 - Sessão Especial 1 - Pesquisa Operacional & Cidades Inteligentes
Coordenadores: Vitor Nazario Coelho (UFF) vncoelho@gmail.com - Igor Machado Coelho (UERJ) igor.machado@gmail.com - Luiz Satoru (IC-UFF) luiz.satoru@gmai.com

​A constante evolução das cidades é guiada pelos passos dos seres humanos. Aliada ao avanço das máquinas, as cidades estão evoluindo para um novo paradigma, sendo denominadas como Cidades Inteligentes, do inglês Smart Cities. Essa evolução, intimamente relacionada com dispositivos dotados de habilidades computacionais de alta performance, está acontecendo em centro urbanos e rurais. Além de promover uma descentralização do sistema atual, as novas cidades abrem portas para que distintos agentes autônomos otimizem seus próprios interesses.


Nesse contexto, a otimização combinatorial possui um papel fundamental para tomadas de decisão mais precisas, eficientes e balanceadas. Além disso, a interação com os cidadãos não é deixada de lado, novas ferramentas colaboram para que a sociedade alcance uma economia e desenvolvimento mais participativo. Por outro lado, tal avanço deve ocorrer de forma sustentável, logo, novas ideias e maneiras de aproveitar recursos já existentes vêm sendo estudadas. Esse universo de possibilidades abre portas para que pesquisadores vislumbrem distintos ambientes de decisões complexas e multicritério. Está chamada convida pesquisadores a enviarem trabalhos relacionados aos seguintes temas (mas não exclusivamente):


● PO aplicada ao planejamento urbano;
● PO aplicada a inserção de recursos renováveis em sistemas de pequeno porte (microgrids);
● PO aplicada a Smart Cities (SC) e Smart Grids (SG);
● PO aplicada a logística das SC;
● PO aplicada a Internet of Things;
● PO aplicada a Smart/Green Homes;
● PO em ambientes e plataformas descentralizados;
● PO aplicada ao cidadãos;
● PO aplicada a políticas participativas e de inclusão;
● Green Computing ou Green Operations Research;
● Computação de alta performance em ambientes inteligentes;
● Revisões, tendências e estado-da-arte sobre Smart Cities e: problemas combinatoriais, inteligência computacional e artificial, cidadãos, IoT, SG, recursos renováveis, entre outros.

patrocínio

Realização

ss1